O jejum (especificamente falando, o de comer
e beber), por si só, é uma forma de AFLIGIR A ALMA. Salmo 69:10 \ Isaías 58:5
O jejum a luz da Bíblia pode ter razões ou
motivações diversas sempre tendo como ponto de partida o afligir a alma; ou
seja, não importa a razão ou a motivação do jejum, sempre será o afligir da
alma.
6 RAZÕES POR DETRÁS DA PRÁTICA DO JEJUM, COMO
MOTIVO DO AFLIGIR DA ALMA:
1.
Fazer
t’shuvá. A palavra t’shuvá ou t’shuva, significa literalmente: “mudança” ou “arrependimento”.
Referências: Nee 1:4 \ Nee 9:1,2 \ Jn 3:4-10 \ Dn 9:1-6 \ Jl 1:14 \ 1 Sm 7:1-6
\ 1 Rs 21:17-29
2.
Tentativa
de desviar um mau acontecimento. Referências: Jn 3:4-10 \ Jl 2:15-17 \ 2 Sm
12:21-23 \ 1 Rs 21:17-29
3.
Manifestar
sinal de luto (expressar tristeza pela morte de alguém). Referências: Dn
6:18-23 \ 1 Sm 31:13 \ 2 Sm 1:11,12
4. Se humilhar perante os
olhos de Deus a fim de alcançar determinado favor divino. Referências: Êx 34:28,9 com Dt 9:18-20 \ 1 Sm 7:2-6 \ 2 Sm 12:14-23 \ 1
Rs 21:17-29 \ 2 Cr 20:3 \ Esd 8:21-23 \ Est 4:13-17 \ Sl 35:13 \ Sl 109:1-5,24
\ Dn 9:1-6 \ Dn 10:1-3 \ Jl 1:14 \ Mc 1:12,13 \ At 13:1-3 \ At 14:21-23 \ At
9:9
5.
Demonstrar
tristeza. Est 4:1-3 \ Mt 9:14,15 \ Mc 2:18-20 \ Lc 5:33-35
6.
Viver
experiência com Deus. Êx 24:12-18 \ Dt 9:9
Precisamos ter o devido cuidado para que não
se torne algo mecânico, como um mero ritual, ou para propósitos errados, com
motivações erradas. Is 58:3,4 \ Jr 14:12 \ Mt 6:16-18 \ Lc 18:33-35
O jejum tradicional é aquele de comida e
bebida, porém, existe um jejum mais elevado, o de atitudes, de comportamentos,
de ações, e esse até pode ter um prazo para começar, porém, ele deve durar a
vida inteira. Is 58:6-12
OBSERVAÇÃO:
Sobre o texto de Mt 17:21 o verso inteiro não
consta nos melhores e mais antigos manuscritos que contém os escritos da nova
aliança; foi na verdade acrescentado com o tempo por copistas quando escreviam
novas cópias em grego, certamente pegaram copiaram o trecho que consta no
evangelho de Marcos e introduziram e Mateus também, só que com um acréscimo.
Sobre o mesmo texto, mas em Marcos 9:29 o
verso até consta mas o trecho “e pelo jejum” foi acrescentado posteriormente
por copistas.
9 dos 12 discípulos, não conseguiram expulsar o demônio da vida do menino, NÃO FOI porque eles não jejuavam, MAS SIM porque não tinham uma vida de oração contínua como Jesus
tinha, o que influencia e muito no nosso nível de confiança em Deus positivamente, pois
passamos a ter intimidade com Deus através do relacionamento mediante o hábito contínuo da oração;
naquele caso em específico, exigia-se deles além da autoridade de Jesus na vida deles, um alto nível de
confiança em Deus (e não em si), o que lhe faltou já que não tinham intimidade com Deus, pois não
davam a devida importância ao hábito de orar como Jesus o fazia continuamente;
Jesus nunca cobrou deles jejum enquanto esteve com eles durante todo o seu
ministério terreno até o dia em que daria sua vida na cruz, mas cobrou deles a
prática da oração; mas eles preferiam dormir, fizeram isso ao menos duas vezes:
Uma no monte da transfiguração, e, Outra no Jardim do Getsêmani.
Fiz essa observação porque muitos supõem que
os discípulos não expulsaram porque não estavam em consagração por meio do
jejum.
OBSERVAÇÃO:
“Consagrar” Sig: “DEDICAR”
“Consagração” Sig: “DEDICAÇÃO”
“Consagrar-se” Sig: “DEDICAR-SE”
Não é: Jejuar para se consagrar!
Não é: Jejuar para se dedicar a Deus!
Na verdade é: Se consagrar, ou seja, se
dedicar, ao jejum, para, por exemplo, se humilhar e obter dEle um determinado
favor, uma determinada graça, uma determinada dádiva.
Não é se consagrar para se santificar!
É se santificar para se consagrar!
Ou seja, é se separar de algo que exerce
influência negativa, que nos faz pecar, que nos induz a pecar (isso é
santificação), para então nos dedicarmos (aí sim, isso é em si consagração)
seja ao jejum, seja a oração, seja ao ministério da Palavra, seja a algo
específico que temos a responsabilidade de desempenhar dentro do Reino de Deus
no momento em que se reúne como igreja para prestar culto à Deus.
Erro quando digo: Vou jejuar para me
consagrar em prol de algo específico; O correto é dizer: Vou me dedicar (me
consagrar) ao Jejum em prol de algo específico!
Jesus não jejuou para se consagrar, ele o
ungido de Deus, o santo de Deus, se consagrou (se dedicou) ao jejum em prol de
algo específico que não era consagrar-se, mas sim buscar na condição de homem, determinado
favor do Divino Pai El Shadday!
Talvez em algum
momento você pensou em Elias e disse para si mesmo: "ele se
esqueceu de Elias!"
Deixa eu te explicar
algo:
Elias NÃO jejuou 40
dias e 40 noites, ele simplesmente não teve fome, porque aquilo que ele comeu o
manteve alimentado sobrenaturalmente durante todo esse tempo.
Eu posso ficar sem comer dois dias inteiros por não estar com fome não
significa porém que eu esteja jejuando; na verdade só estou SEM FOME!
Thiago G. Sanchez, servo, Pr.
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