"FICARÃO DE FORA OS CÃES"
Texto: Apocalipse 22:15 "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras; e qualquer que ama e comete a mentira."
Supõem-se que seja uma referência a:
1. Apóstatas. II Pedro 2:22 "Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadoiro de lama."
2. Profetas, Pastores, e Sacerdotes, ociosos, indolentes, e incompetentes. Isaías 56:10,11 "Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte."
3. Não regenerados. Mateus 7:6 "Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem."
4. Prostitutos e Prostitutas Cultuais (uma prática muito comum no mundo antigo). Deuterenômio 23:18 "Não trarás salário de rameira nem preço de cão à casa do SENHOR, teu Deus, por qualquer voto; porque ambos estes são igualmente abominação ao SENHOR, teu Deus."
Veja outros textos sobre esse quarto ponto:
II Reis 23:7 "Também derribou as casas dos prostitutos cultuais que estavam na Casa do SENHOR, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque."
I Reis 14:24 "Havia também rapazes escandalosos na terra; fizeram conforme todas as abominações das nações que o SENHOR tinha expulsado de diante dos filhos de Israel."
I Reis 15:12 "porque tirou da terra os rapazes escandalosos, e tirou todos os ídolos que seus pais fizeram,"
I Reis 22:46 "Também desterrou da terra o resto dos rapazes escandalosos que ficaram nos dias de Asa, seu pai."
Os prostitutos cultuais eram homens que ficavam nos tempos de adoração pagãos (ou mesmo fora deles) e tinham a função de, através de atos sexuais, cultuarem diversos deuses e alcançarem “bênçãos” deles. Na prática eles tinham relações sexuais com uma ou várias pessoas ao mesmo tempo, nos templos pagãos ou fora deles, a fim de que os deuses se alegrassem e trouxessem favores sobre eles. Eram uma espécie de sacerdotes dos deuses que satisfaziam esses deuses através dos atos sexuais. Em Corinto (Grécia Antiga), teria havido mais de mil prostitutas "sagradas" no templo da dita Deusa Afrodite.
Paulo alertou os crentes a abrirem o olho com pessoas que se enquadravam de alguma forma no rótulo cão ou cães. Filipenses 3:2 "Guardai-vos dos cães..."
Pr. Thiago G. Sanchez
Nenhum comentário:
Postar um comentário