"ROMANOS"
{Comentário Judaico Cristão}
A carta de Sha'ul (Saulo ou Saul, também chamado Paulo), emissário de Yeshu'a, à comunidade messiânica de Roma.
RESUMO GERAL
CAPÍTULO, VERSÍCULOS CONTEÚDO
1:1-15 Introdução, saudações.
1:16,17 Tema: O Evangelho traz salvação, especialmente aos judeus e também aos gentios, e seus benefícios são adquiridos por meio da confiança.
1:18 até 11:36 I O que é o Evangelho: o que Deus já fez e o que ainda fará.
1:18 até 3:20 A. Todos são culpados aos olhos de Deus.
1:18 até 2:16 1. Os gentios são culpados.
2:17 até 3:20 2. Os judeus são culpados.
3:21 até 5:21 B. Os culpados serão considerados perdoados e justos por Deus se confiarem na morte sacrificial de Yeshu'a para sua expiação.
6:1 até 8:39 C. Estar unidos ao Messias permite aos cristãos levarem uma vida cada vez mais justa que agrada a Deus e a ter a vida eterna.
9:9 até 11:36 D. Os cristãos podem confiar que Deus cumprirá as promessas que lhes fez. O maior obstáculo à essa confiança é o fato de Deus, ao que parece, não cumprir as promessas ao povo judeu, seguido pela incredulidade dos judeus. Mas Deus cumprirá as promessas que fez aos judeus de forma individual; e, como uma nação, o povo judeu aceitará Yeshu'a como o Messias; portanto, "todo o Israel será salvo".
12:1 até 15:33 II O que os cristãos devem fazer em consequência daquilo que Deus tem feito. Conduta ética e atitudes de um coração reto.
16:1-25 Conclusão, saudações.
COMENTÁRIO JUDAICO CRISTÃO SOBRE ROMANOS 9 A 11
Os capítulos 9 ao 11 do livro de Romanos contêm a discussão mais importante e completa dos escritos da nova aliança sobre o povo judeu. Neles, Deus promete que "todo o Yisrael será salvo" (11:26) e ordena que os cristãos dentre os gentios mostrem aos judeus a misericórdia de Deus (11:31). Diante do que estes capítulos ensinam, toda forma de anti-semitismo cristão está condenada; e toda afirmação, seja de judeus ou cristãos, de que o Evangelho não é para judeus deve cair por terra.
Essa discussão sobre os judeus surge do que poderia ser um tópico sem relação ao tema, a convicção de Sha'ul para os cristãos em Yeshu'a, o Messias, de que o amor de Deus por eles irá ajudá-los a passarem por toda aflição e jamais poderá ser vencido ou removido (8:14-39). Na verdade, alguns teólogos não conseguem encontrar essa conexão, especialmente aqueles dispensacionalistas que defendem que romanos 9 ao 11 é simplesmente um "parêntesis" em um argumento que aparece no capítulo 8 e vai direto para o capítulo 12.
Mas este é um erro grave. Os capítulos 9 a 11 proclamam a salvação final da nação judia como uma parte integral das "boas-novas" que Deus prometeu no Tanakh (1:2) "especialmente para o judeu" (1:16). Contudo, no contexto, estes capítulos se prestam a outra função, que é responder à pergunta veemente que qualquer um dos leitores originais que poderia ter feito nesse ponto da Carta de Sha'ul: "Sha'ul, se Deus é tão poderoso e fiel como você o descreveu (no capítulo 8), então, por que, uma vez que um número cada vez maior de gentios aceita o Evangelho, um número cada vez maior de judeus o está rejeitando e se opondo a ele? Deus não disse repetidas vezes no Tanakh quanto ele ama Israel - 'com amor eterno' (Jr 31:3)? Se o amor de Deus pelos judeus é eterno, como é possível que, a despeito de séculos de experiência com o próprio Deus e a despeito de ter a Palavra de Deus com suas promessas messiânicas (3:1,2), tanto judeus individualmente e a nação judaica como uma entidade estão rejeitando este amor, conforme expresso por meio do Messias de Israel? Ao que parece, eles, com todas as suas vantagens, estão perdendo, e o 'amor eterno' de Deus não lhes fará bem algum. Isso nos preocupa: como nós podemos ter certeza de sua promessa de que 'nem qualquer outra coisa criada será capaz de nos separar do amor de Deus' (Rm 8:39)?"
Portanto é porque um cristão ou messiânico (seja gentio ou judeu), vendo a resposta da maior parte do povo judeu ao Evangelho, poderia duvidar da fidelidade de Deus para com suas próprias promessas ou sua capacidade de cumpri-las e, assim, pôr em dúvida o próprio Deus, que Sha'ul é forçado neste exato ponto de sua carta a tratar com detalhes do modo como a salvação do povo judeu de fato se dará e, com isso, vindicar Deus.
Os capítulos 9 a 11 estão organizados da seguinte forma:
CAPÍTULOS, VERSÍCULOS CONTEÚDO
9:1-6a Introdução: O problema: ao rejeitar o Evangelho, Israel, com suas muitas vantagens, dá a entender que as promessas de Deus falharam.
9:6b até 11:32 A solução.
9:6b-29 I A culpa é de Deus? Não.
9:30 até 10:21 II A culpa é de Israel? Sim. Qual foi o erro de Israel? Interpretar mal a Torah, achando que ela não requeria confiança, mas obras legalistas. Foi por isso que Israel não recebeu o que Deus lhe havia prometido.
11:1-32 III Não obstante, o fracasso de Israel não é permanente. Deus não rejeitou seu povo, os judeus, e cumprirá as promessas que lhe fez. Além disso, o cumprimento será ainda mais glorioso porque o tropeço temporário de Israel foi o meio usado por Deus para trazer salvação ao restante da humanidade. Uma vez que todo o Israel será salvo, os cristãos dentre os gentios não devem se vangloriar, mas devem mostrar aos judeus a misericórdia de Deus. Na verdade, é por meio da misericórdia dos cristãos dentre os gentios que a salvação virá ao povo judeu.
11:33-36 Conclusão: Hino de louvor a Deus exaltando a grandeza de seu plano para a história do mundo.
Bibliografia:
Comentário Judaico Do Novo Testamento, de David Stern, Págs. 359, 360, 419, 420, 421.
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