quarta-feira, 19 de junho de 2019

"O QUE DE FATO SE TORNOU OBSOLETO, ANTIQUADO, E ENVELHECIDO?!"



Texto Chave: Hebreus 8:13 "Quando Deus fala de uma nova aliança, significa que tornou obsoleta a aliança anterior. E aquilo que se torna obsoleto e antiquado logo desaparece."

A carta aos Hebreus declara que a aliança anterior se tornou obsoleta, antiquada e desapareceu, porque deu lugar a outra que é melhor e perfeita.

É PRECISO, PORÉM, ENTENDER QUE A ALIANÇA ANTERIOR E A LEI MOSAICA (como os teólogos gostam de chamar), SÃO DUAS COISAS DISTINTAS.

PRIMEIRO O ETERNO TRANSMITIU SUA TORAH DE FORMA ORAL E MOISÉS REGISTROU:

Êxodo 20:1,22 "Então o Senhor deu ao povo todas estas palavras ... O Senhor disse a Moisés: Diga ao povo de Israel: Vocês viram com os próprios olhos que eu lhes falei do céu."

Êxodo 24:4 "Moisés anotou com exatidão todas as instruções do Senhor. Logo cedo na manhã seguinte, levantou-se e construiu um altar ao pé do monte. Também ergueu doze colunas, uma para cada tribo de Israel."

Êxodo 24:7 "Depois, pegou o Livro da Aliança e o leu em voz alta para o povo. Mais uma vez, todos responderam: Obedeceremos ao Senhor! Faremos tudo que ele ordenou!."

Veja que a torah é o livro da aliança, e não a aliança em si!

EM SEGUIDA A ALIANÇA ANTERIOR FOI FEITA COM SANGUE DE ANIMAL:

Êxodo 24:8 "Moisés pegou o sangue das vasilhas, aspergiu-o sobre o povo e declarou: Este sangue confirma a aliança que o Senhor fez com vocês quando lhes deu estas instruções."

Hebreus 9:18-20 "Por essa razão, nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue, tendo em vista que, depois de proclamar todos os mandamentos da Lei a todo o povo, Moisés levou sangue de novilhos e de bodes, e também água, lã vermelha e ramos de hissopo, e aspergiu sobre o livro e toda a população, declarando: Este é o sangue da aliança, a qual Deus ordenou para obedecerdes."

E EM SEGUIDA DEUS DEU SUA TORAH GRAVADA EM PEDRAS:

Êxodo 24:12 "Então o Senhor disse a Moisés: Suba ao monte para encontrar-se comigo. Fique lá e eu lhe darei tábuas de pedra nas quais gravei a lei e os mandamentos para ensinar ao povo."

DAÍ VAMOS PARA O QUE DEUS FALA SOBRE A NOVA ALIANÇA:

Jeremias 31:33 "Eis, no entanto, a Aliança que celebrarei com a comunidade de Israel passados aqueles dias, afirma o SENHOR: Registrarei o conteúdo da minha Torá, Lei, na mente deles e a escreverei no mais íntimo dos seus sentimentos: seus corações. Assim, serei de fato o Deus deles e eles serão o meu povo!"

Hebreus 8:6-12 "Contudo, agora, Jesus recebeu um ministério ainda mais excelente que o dos sacerdotes, assim como também a aliança da qual Ele é o mediador; aliança muito superior à antiga, pois que é fundamentada em promessas excelsas. Ora, se aquela primeira aliança não tivesse imperfeições, não seria necessário buscar lugar para a segunda. Porquanto Ele declara, repreendendo o povo por suas faltas: Dias virão, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. Não conforme a aliança que fiz com seus antepassados, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e Eu me afastei deles, assevera o Senhor! Esta é a aliança que farei com a casa de Israel, passados aqueles dias, garante o Senhor. Gravarei as minhas leis na sua mente e as escreverei em seu coração. Eu lhes serei Deus, e eles serão o meu povo, ninguém jamais precisará ensinar o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. Pois Eu lhes perdoarei a malignidade e não me permitirei lembrar mais dos seus pecados."

Hebreus 10:15-17 "E disso, igualmente, nos dá testemunho o Espírito Santo, porquanto, após ter declarado: Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Colocarei as minhas leis no âmago do seu coração e as inscreverei profundamente em sua mente, conclui: Dos seus pecados e iniquidades nunca mais me permitirei recordar."

VOLTEMOS AO TEXTO INICIAL:

Hebreus 8:13 "Quando Deus fala de uma nova aliança, significa que tornou obsoleta a aliança anterior. E aquilo que se torna obsoleto e antiquado logo desaparece."

O que envelheceu não foi a Torah, os Escritos, e os Profetas, que compõem as Escrituras, o que envelheceu foi a aliança em si; o que ocorreu com a Torah foi que ela mudou de lugar e passou por leves alterações nos pontos: sacrifício expiatório e sacerdócio.

POR ISSO OS 39 LIVROS QUE COMPÕEM AS ESCRITURAS (que o herege Marcião chama de antigo ou velho testamento), AINDA SÃO O MANUAL DE INSTRUÇÃO, FÉ E PRÁTICA DO POVO DE DEUS, COM A CONFIANÇA EM O CRISTO DO ETERNO, NA BASE, PROFUNDIDADE E AMPLITUDE QUE JESUS ENSINOU QUE DEVE SER:

2 Timóteo 3:14-17 "Tu, no entanto, permanece no ensino que recebeste e sobre o qual tens plena convicção, sabendo perfeitamente de quem o tem aprendido. Porque desde a infância sabes as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações."

Quando Paulo escreveu isso, não havia uma coletânea de livros selecionados e agrupados classificados como novo testamento pela igreja católica!

O Marcionismo de Marcião de Sinope que viveu no século II, cria na existência de duas divindades; a saber: o Deus dos hebreus, autor da Lei e do Antigo Testamento, e o Deus Pai de Jesus Cristo. Somente o segundo era o verdadeiro Deus que deve ser adorado e que traz a salvação; o Deus do Antigo Testamento não serve para os cristãos e deve ser deixado de lado.

Mateus 5:17-19 "Não penseis que vim destruir a Lei, Torah, ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir. Com toda a certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem o mínimo traço se omitirá da Lei até que tudo se cumpra. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus."

AQUI SE APLICA EM CERTO SENTIDO AS MESMAS PALAVRAS QUE JESUS DISSE EM OUTRA SITUAÇÃO:

João 13:13,15-17 "Vocês me chamam de Mestre e de Senhor e fazem bem, porque eu o sou ... Porque eu lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também. Em verdade, em verdade lhes digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se vocês sabem estas coisas, bem-aventurados serão se as praticarem."

JESUS OBEDECEU SENDO ELE SENHOR, PARA TAMBÉM DAR O EXEMPLO AOS SERVOS DELE AQUI NA TERRA!

SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER, QUEM QUER CONTINUAR NA CEGUEIRA, SE AUTO ENGANANDO E O PIOR ENGANANDO OS OUTROS!

O problema está na teologia cristã em si, tanto católica quanto protestante; qualquer livro escrito por alguém que fez teologia cristã, e que aborda o tema acima, irá conflitar com as escrituras devidamente apresentadas neste texto.
Se sou contra fazer ou estudar teologia?

Claro que não!

Já disse que não sou um extremista radical, se fosse eu seria do islamismo, mas não o sou...

Mas entendo com maturidade que a teologia cristã está sujeita a erros, a equívocos, e os possui sim; é por isso que não podemos fechar os olhos e engolir tudo o que nos é dado pra comer como sendo uma verdade inerrante.

Não é a Bíblia que tem que se adequar ou se adaptar a teologia, é a teologia que tem que se adequar e se adaptar a teologia; as correções devem ser feitas na teologia e não na Escritura!



Thiago G. Sanchez, servo, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário