domingo, 19 de maio de 2019

"A MENTALIDADE DE NOÉ"


"A MENTALIDADE DE NOÉ"

Textos: Gn 5:32; Gn 6:3; Gn 7:11
                                                                      
120 anos foi o período que Deus deu para o povo se arrepender antes de enviar o dilúvio; o dilúvio sobreveio quando Noé tinha 600 anos de idade.

Foi aos 480 anos de idade que Noé, por andar com Deus, ouve da parte de Deus, que Este estava profundamente triste com a grande maioria da humanidade, e que logo logo Ele, na condição de Criador, iria fazer desaparecer quase que totalmente o ser humano da terra.

CONSTA NO COMPÊNDIO DE TRADIÇÕES E LENDAS DO POVO DE ISRAEL, QUE: "[o anjo] Uriel foi enviado a Noé para anunciar-lhe que a terra seria destruída por uma inundação, e, [para] ensiná-lo a salvar sua própria vida."

CONTA-SE ATRAVÉS DAS TRADIÇÕES DO POVO DE ISRAEL QUE: "Deus concedeu misericórdia ao levantar Noé como pregoeiro para aquela geração caída; Noé os exortou por cento e vinte anos a emendar seus caminhos; enquanto isso, Deus estava segurando ou retendo, por pura graça e misericórdia, o dilúvio sobre eles. Eles, porém, zombavam de Noé e se mostravam totalmente obstinados. O dilúvio, porém, não desceria também enquanto o piedoso Matusalém estivesse vivo entre eles. Matusalém por fim parte deste mundo, e por causa da memória desse homem piedoso, Deus lhes deu mais uma semana, a semana de luto por Metusalém; estes foram os 7 dias que Noé esteve dentro da Arca. Mas nem com mais 7 dias, os pecadores impenitentes se arrependeram."

Nestes 120 anos, Noé pregou o juízo divino e o arrependimento; também dentro destes 120 anos Noé fez três filhos; também dentro destes 120 anos Noé construiu a Arca.

Aos 500 anos de idade nasce o primeiro filho de Noé, Jafé. Gn 10:21 na verdade deve ser lido: “A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão DO mais velho Jafé, também lhe nasceram filhos.” ou, "E a Shem também nasceram [crianças; ele era o pai de todo o povo do outro lado do rio, o irmão de Jafé o mais velho."

Aos 502 anos de idade nasce o segundo filho de Noé, Sem. Gn 11:10

No mínimo aos 503 anos de idade nasce o terceiro filho de Noé, Cam. Gn 9:24,25

Noé com 600 anos, ou seja, 120 anos depois, vê a inundação da terra pelo dilúvio.

Noé, porém, a partir dos seus 500 anos de idade vai ter 3 filhos; ou seja, a vida de Noé não vai parar porque alguns anos depois Deus enviaria o dilúvio; ele poderia pensar: eu, botar filho no mundo pra que? Veja o mundo como está! Veja a violência como está! veja a humanidade como está! Mas Noé não vai pensar assim, e por fim fazendo Noé a parte dele, e os filhos de Noé fazendo a deles, todos vão entrar na arca e serão salvos do dilúvio.

Essa é a mentalidade de muita gente nos dias atuais!

Thiago G. Sanchez, servo, pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário