terça-feira, 19 de março de 2019

"BATALHA ESPIRITUAL" Bem objetivo e no contexto anti-torah propagado pela teologia cristã

"BATALHA ESPIRITUAL" Resumido mas com um acrescento
Paulo ensina que é necessário uma armadura espiritual poderosa e indestrutível para vencer a real batalha espiritual:
Texto: Efésios 6:10-20
PAULO CITA SETE COISAS IMPRESCINDÍVEIS:
1) Oração = Joelhos.
2) Justiça ou justificação = Couraça.
3) Paz ou reconciliação = Sandálias.
4) Salvação = Capacete.
5) Fé ou Fidelidade = Escudo.
6) Palavra de Deus = Espada.
7) Verdade = Cinto.
Explicando e Entendendo.
PARA VENCERMOS FAZ-SE NECESSÁRIO:
1.Oração: precisamos fazer uso da oração.
2. Justiça: precisamos ser justificados e isso se dá mediante a confiança demonstrada através da fidelidade. Romanos 3:24 / 1 João 3:7 / 1 João 3:4 / 1 João 5:3
3. Paz: ao sermos justificados mediante a confiança, passamos a ter paz com Deus pois houve uma reconciliação com Deus através de Cristo. Romanos 5:6-11 / 2 Coríntios 5:17-20 / Efésios 2:16 / Colossenses 1:20 / Hebreus 2:17
4. Salvação: a salvação abrange os tempos passado, presente, e futuro; sendo assim, precisamos nos conservar salvos de verdade. Hebreus 10:26-29 / Números 15:30,31 / 1 João 5:16-18
A salvação abrange três tempos: PASSADO, PRESENTE, E FUTURO.
Fomos salvos, Estamos (ou ao menos devemos ou deveríamos estar!) salvos, e Seremos salvos!
Em primeiro lugar, quanto à justificação já fomos salvos. A justificação é um ato e não um processo.
Em segundo lugar, quanto à santificação estamos sendo salvos. Se a justificação é um ato, a santificação é um processo que começa na regeneração e só terminará na glorificação. Se a justificação não tem graus, a santificação tem.
O homem é santificado pela ação do Espírito e Pela palavra mediante a obediência à tal; Então não é só a ação de Deus mas do ser humano também, em uma espécie de interação entre o ser humano e Deus; se falharmos nesse segundo lugar, colocaremos em risco o primeiro lugar, e o terceiro lugar não se realizará em nós!
Em terceiro lugar, quanto à glorificação seremos salvos. Nós, que já fomos salvos da condenação do pecado ao crermos e termos sido justificados, estamos sendo salvos do poder do pecado que ainda é uma realidade em nossa atual natureza humana, e seremos, futuramente, salvos da presença do pecado em nós, em nossa futura natureza humana.
5. Fé ou Fidelidade: precisamos exercitar nossa fé, confiança através da obediência da fé que automaticamente resulta em santidade, para que através da nossa fidelidade não percamos o que já temos recebido e não venhamos a dar brecha para o inimigo de nossas almas. Tiago 2:17 / Gênesis 26:5 / Romanos 8:1
6. Palavra de Deus: precisamos ser pessoas conhecedoras da Palavra de Deus porque é por meio dela que nos defenderemos das artimanhas do inimigo, o desmascaremos, e o atacaremos. Mateus 4:3-11
7. Verdade: Precisamos estar envolvidos com a verdade, na verdade, para isso faz-se necessário Cristo e os mandamentos de Deus, pois isto é a verdade com a qual precisamos nos envolver. João 18:37,38 / Salmo 119:142 / João 17:17 / João 8:32-36 / Apocalipse 12:9,17 / João 8:44 / João 3:21 / 2 João 1:4 / Mateus 7:23 "iniqüidade", do grego: anomia significa: "desprezo e violação da Torah do SENHOR", ou, "sem Torah". / Mateus 13:41 / Mateus 24:11,12 / 2 Tessalonicenses 2:7-12
Essa é a melhor forma, a forma correta, para que venhamos a vencer o inimigo que é espiritual!

É em Cristo que devemos orar.
É em Cristo que devemos confiar.
É em Cristo que somos justificados.
É em Cristo que somos reconciliados com Deus e temos paz com o mesmo.
É em Cristo que somos salvos.
É em Cristo que devemos exercer fidelidade.
É em Cristo que devemos fazer uso da Palavra de Deus.
É em Cristo e através de Cristo que podemos estar envolvidos com a verdade e obedecendo a verdade.
Então, se tirarmos Cristo, acaba a armadura espiritual, pois tudo está atrelado a ele!
VEJAMOS AGORA PARA FINALIZAR:
A realidade do ser humano que não está em Cristo E do ser humano que está em Cristo. Efésios 2:1-3
Está escrito: "Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais."

O ser humano que não está em Cristo:
1. Está morto em decorrência dos seus delitos e pecados.
2. Está sob a influência do príncipe das potestades do ar.
3. É filho da desobediência.
4. É por natureza filho da ira.
João 3:16-18
Está escrito: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."

O ser humano que não está em Cristo:
5. Irá perecer no pós-vida no momento determinado.
6. Já está julgado ou condenado.
2 Coríntios 5:17-21
Está escrito: "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."

O ser humano que não está em Cristo:
7. É inimigo de Deus.
De modo que, só existe uma forma dessa terrível realidade mudar: E é a pessoa estar em Cristo; não há outro caminho, não há outro meio!
Somente em Cristo, unido a Cristo, é que o ser humano é feito justiça de Deus, porque a justiça de Cristo lhe é comunicada mediante a firme confiança depositada em Jesus e manifesta através da obediência que leva a produção de boas obras que os que são nova criação ou nova criatura devem produzir.
E vale lembrar que de acordo com o ensino apostólico, que está em Cristo deve andar como ele andou na terra, deve seguir seus passos, seu exemplo, seu ensino!

A VANTAGEM DE ESTAR EM CRISTO E QUE:
1. Quem está em Cristo desfruta do amor de Deus.
2. Quem está em Cristo está sob a influência do Espírito do Deus Santo.
3. Quem está em Cristo se posiciona como filho da obediência.
4. Quem está em Cristo está em paz com Deus.
5. Quem está em Cristo é amigo de Deus.
6. Quem está em Cristo busca se parecer com Jesus.
7. Quem está em Jesus foi justificado.
8. Quem está em Jesus tem a vida eterna.
9. Quem está em Jesus é filho de Deus por adoção.
Agora, Quem considera estar em Cristo tem que se empenhar para andar como Jesus andou, imitando-o pelo poder e capacitação do Espírito do Santo Deus!
Para estar e permanecer em Cristo, faz-se necessário: Confiar nEle como sendo Senhor e Salvador, e obedecer seus ensinamentos da parte de Deus o Pai!
Sendo assim, pra vencer, a pessoa não pode ser ímpia, não pode viver sem Deus e sem Cristo no mundo, andando na contramão da vontade de Deus expressa em sua Palavra; e muito menos agir e viver como ímpio andando igualmente na contramão da vontade de Deus, mesmo fazendo parte de uma congregação!


Graça E Paz!

Thiago G. Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário