sábado, 16 de março de 2019

“ATRIBUTOS DIVINO EXCLUSIVOS DE DEUS O SER SUPREMO”


Tema: “ATRIBUTOS DIVINO EXCLUSIVOS DE DEUS O SER SUPREMO”

Texto Inicial: Oséias 6:3

Os atributos divinos se dividem em duas categorias: Atributos naturais e Atributos morais de Deus. Os atributos de Deus são qualidades atribuídas ao caráter divino de acordo com sua auto-revelação e que nos ajudam a entender quem é Deus. PORÉM, mesmo um estudo como este sobre os atributos de Deus o descreve de forma limitada, pois Deus, em sua plenitude, é completamente incompreensível para nós.

ALGUNS ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS NATURAIS E EXCLUSIVOS DE DEUS O CRIADOR SER SUPREMO:

1)     Eternidade de Deus.

(Não houve um início de existência para o Ser Supremo Criador. Salmo 90:1,2 \ Gênesis 21:33. A existência do homem, quanto ao tempo, está dividi­da em períodos compreendidos por dias, semanas, meses e anos. Não é assim a existência de Deus. Nossa vida está di­vidida em passado, presente e futuro. Porém, na vida de Deus, o passado, o presente e o futuro se fundem no eterno agora; Deus é auto-existente)

2)     Imutabilidade de Deus.

(A imutabilidade é aquela perfeição, mediante a qual, Deus não está sujeito a qualquer mudança, não somente no seu Ser, mas também nas suas perfeições, propósitos e promessas. Na verdade, Deus é o "Pai das luzes em quem não pode existir variações, ou sombra de mudança" Tg 1:17. A indignação de Deus contra o pecado é inalterável, se trata de algo imutável em Deus; O amor de Deus pela justiça é de igual modo inalterável, imutável em Deus. Deus permanece o mesmo quanto ao seu caráter, abominando infinitamente o pecado, Deus não modifica Seu caráter, Deus modifica sua atitude ou seu trato. Seu ca­ráter permanece o mesmo, mas seus tratos para com os ho­mens mudam, à medida que os homens mudam de uma posição que é odiosa à inalterável indignação de Deus con­tra o pecado, para uma posição que é agradável ao seu inalterável amor pela justiça. Seu ser [ o de Deus o Pai] como Suas perfeições não sofrem qualquer alteração)

3)     Onisciência de Deus.

A onisciência de Deus tem a ver com a capacidade di­vina de tudo saber. De fato, as Escrituras ensinam que Deus detém toda a compreensão e inteligência. Deste mo­do, para o crente há grande conforto na declaração de Je­sus: “... o vosso Pai sabe..." (Mt 6:8).

Em âmbito geral:
a) A onisciência de Deus inclui tudo; Seu conhecimen­to é universal incluindo tudo quanto pode ser conhecido (Jo 3:20).
b) Deus conhece desde a eternidade aquilo que será durante toda a eternidade (At 15:18).
c) Deus conhece o plano total dos séculos, bem como aparte que cada homem ocupa nele (Ef 1:9-12).
d) Deus sabe de tudo quanto ocorre em todos os luga­res, tanto o bem quanto o mal (Pv 15:3).
e) Deus conhece todos os filhos dos homens, seus caminhos e suas obras (Pv 5:21).
f) Deus conhece tudo na Natureza: cada estrela e cadaave que singra os céus (Sl 147:4; Mt 10:29).
g) Deus conhece tudo no terreno do procedimento hu­mano (Sl 139:1-4; 1 Cr 29:9; Ex 3:7). Não há uma cidade, uma vila, nem mesmo uma casa sobre a qual não estejam os olhos de Deus. Não existe uma só emoção, impulso ou pensamento dos quais Ele não te­nha conhecimento. Ele conhece toda ocorrência ou aventu­ra que envolve alegria e tristeza, dor ou prazer, adversida­de ou prosperidade, sucesso ou fracasso, vitória ou derrota. "Não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas" (Hb 4:13). Numa noite turva, sobre uma mesa de mármore preto, dentro de um quarto escuro, há uma pulga preta. Deus a vê! E até nossos pensamentos Deus conhece mesmo que estes não sejam verbalizados com palavras que saem da nossa boca.

4)     Onipotência de Deus.

(A onipotência de Deus é aquele atributo pelo qual Ele pode levar a efeito qualquer coisa que deseja pois não há fim ou limite para o Seu poder. Não significa o exercício de seu poder para fazer aquilo que é incoerente aos seus atributos. Toda forma de poder de Deus, do início ao fim é exercida de forma coerente com a sua infinita perfeição. Pelo seu poder, Deus realiza só o que é digno de si. As aparentes incoerências vêm da nossa incapacidade e igno­rância quanto a entender os caminhos de Deus. "Agindo eu, quem impedirá?". Dt 32:39; Is 43:13. Deus o Pai cujo poder é infinito, é a fonte de todo o poder que se origina nEle, e dEle emana o poder)

5)     Onipresença de Deus.

(Deus está em todos os luga­res. Deus não só está em todos os lugares na nossa dimensão por exemplo, como toda nossa dimensão está em Deus, tendo em vista a infinitude de Deus o Ser Supremo Criador. Apesar de Deus estar em todos os lugares, Ele não está em todos os lugares num mesmo sentido, e com o mesmo propósito. Ele está presente em alguns lugares num senti­do em que não está noutros. Ele está no Céu como lugar de sua eterna habitação e como local do seu trono. Está na Terra abençoando os homens e mantendo viva a natureza. Já a sua presença no Inferno tem a ver com a sua ira aí der­ramada; Deus não está limitado à espaço tempo. Salmo 139:7-10; Atos 17:26-28; 1 Reis 8:27)

6)     Soberania de Deus.

(A soberania de Deus O Ser Supremo, é a soma de alguns dos seus atri­butos naturais, como: onipotência, onisciência e onipre­sença, apresentadas na Escritura com um tom muito en­fático. Apresenta o Criador Ser Supremo, e sua vontade como a causa de todas as coisas. Em virtude de sua obra criadora, perten­cem-lhe os céus, a terra e tudo o que neles há. A soberania de Deus submete a Ele todos os seus exércitos dos céus e os habitantes da terra. Deus sustem todas as coisas com sua onipotência, conhece todos os mistérios por sua onisciên­cia, enche todas as coisas com sua onipresença, e determi­na a finalidade para cada coisa existente pela sua sobera­nia. Deus governa como Rei no mais absoluto sentido da palavra, e todas as coisas dependem dEle e a Ele servem. Há um inestimável tesouro de evidências nas Escrituras revelando a soberania divina. Dt 10:14,17; 1 Tm 6:13-16; 1 Cr 29:11,12; 2 Cr 20:6; Is 33:22; Dn 4:25)

Graça E Paz!

Thiago G. Sanchez

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